Turma do IPM visita exposição do cartunista Ziraldo, no Sesc Interlagos

18 de outubro de 2018
Compartilhe esta notícia:

Os alunos do Instituto Patrícia Medrado participaram de uma excursão no último dia 17, quarta-feira, para o Sesc Interlagos, onde realizaram uma série atividades esportivas e culturais. Cerca de 25 crianças e adolescentes, de 10 a 13 anos, estiveram presentes.

Dividido em dois períodos, manhã e tarde, o passeio contou num primeiro momento com uma programação esportiva nas quadras de tênis do Sesc, sob a supervisão do professor do IPM Paulo Varjão e da assistente social Cristina Lopes. Depois, com o acompanhamento de monitores da própria unidade do Sesc, a turma do instituto visitou a exposição “Ziraldo… de A a Zi”, que mostra mais de 500 obras e um pouco da vida de um dos cartunistas mais conhecidos e importantes do Brasil.

Impressionados com os trabalhos do artista, os jovens aproveitaram cada pedacinho da exposição, que é dividida em três camadas: as obras, o processo de criação e as referências usadas por Ziraldo. Tudo feito em forma de historinhas para ilustrar o seu trabalho.

Para a aluna Esther Leite, de 11 anos, as placas de explicação auxiliaram bastante na hora de decifrar as obras. “Eu gostei bastante dessa parte da exposição porque me ajudou muito na interpretação de texto e a entender melhor os quadros”, analisou.

Já Lorrany Moreira, também de 11 anos, enfatizou que o passeio trouxe um conhecimento cultural novo para a turma e não teve dúvidas ao cravar qual o momento mais marcante da excursão: “a parte que mais gostei foi quando desenhamos no vidro”, em referência a um espaço onde os alunos podiam desenhar os colegas em um grande painel de vidro.

Em tempos de grande consumo da tecnologia, o comentário do aluno Henrique Barbosa, de 13 anos, foi o que mais chamou a atenção ao final do evento. “A parte mais legal para mim foi quando pudemos relaxar e ler um livro”, disse o garoto sobre o momento de pausa que a garotada deu para descansar, produzir desenhos e escolher uma leitura.