A Atleta

Patrícia Medrado é uma apaixonada pelo tênis desde os 10 anos de idade. Nessa época, deu início à busca por seu grande sonho e não parou mais.

A sua trajetória de sucesso se mistura aos anos de dedicação para tornar a modalidade esportiva mais conhecida e acessível para todos.

No ranking mundial, Patrícia ocupou posições de destaque, como o 48º lugar em simples, e formou a 9ª melhor dupla de 1982 com Claudia Monteiro. Individualmente, fez ainda mais: conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e foi uma das principais referências do tênis nacional, sendo a número 1 do Brasil por 11 anos consecutivos.

Até hoje, ela é a jogadora com o maior número de participações e vitórias pelo país na Fed Cup (atual Billie Jean King Cup), representando as cores do Brasil no circuito internacional durante 14 anos.

Mesmo aposentada do circuito profissional, continua levantando troféus internacionalmente. Atualmente, ela é heptacampeã mundial masters em simples e possui ainda outros sete títulos do mesmo gabarito em duplas e dois em duplas mistas. Ao todo, ela soma 23 medalhas no circuito sênior da Federação Internacional de Tênis (ITF), sendo 16 de ouro, 5 de prata (1 por equipes) e 2 de bronze, entre simples, duplas e mistas.

“Acredito em cada indivíduo, pois um dia fui também um potencial a ser desenvolvido. Acredito no tênis, pois descobri nele a minha própria capacidade de superação. Acredito no Brasil, pois vejo criatividade e cooperação num país que não é só do futebol.” Patrícia Medrado, atleta

TRANSFORMAÇÃO ALÉM DAS QUADRAS

Mais do que inspirar atuais e futuros atletas, Patrícia mostra que o esporte é uma possibilidade real de transformação.

Sentindo uma necessidade de fazer mais pelo esporte e pelos jovens brasileiros, Medrado trouxe para o país, em 1996, o programa “Tênis nas Escolas”, com o propósito de popularizar a modalidade. Logo no início, a ação impactou aproximadamente 100 escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. O foco em democratizar o acesso ao esporte tênis de campo ganhou ainda mais força a partir do sucesso da iniciativa. Um dos resultados foi o surgimento da ONG Sociedade Para o Desenvolvimento do Tênis, criada pela própria Patrícia em 1998. Anos depois, em 2007, a entidade se tornou o Instituto Patrícia Medrado.

Esse é só o início do jogo. Ainda tem muito mais!