A Atleta

Patrícia Medrado é uma apaixonada pelo tênis desde os 10 anos de idade. Nessa época, deu início à busca por seu grande sonho e não parou mais.

A sua trajetória de sucesso se mistura aos anos de dedicação para tornar a modalidade esportiva mais conhecida e acessível para todos.

No ranking mundial, Patrícia ocupou posições de destaque, como a 48ª em simples e a 9ª em duplas. Individualmente, fez ainda mais: conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975 e foi uma das principais referências do tênis nacional, ocupando a posição de número 1 do Brasil por 11 anos consecutivos.

Até hoje, ela é a jogadora com o maior número de participações e vitórias pelo país na Fed Cup, representando as cores do Brasil, no circuito internacional, durante 14 anos.

Mesmo aposentada do circuito profissional, continua levantando troféus internacionalmente. Atualmente, ela é pentacampeã mundial masters em simples e possui ainda três títulos do mesmo gabarito em duplas e outros dois em duplas mistas.

“Acredito em cada indivíduo, pois um dia fui também um potencial a ser desenvolvido. Acredito no tênis, pois descobri nele a minha própria capacidade de superação. Acredito no Brasil, pois vejo criatividade e cooperação num país que não é só do futebol.” Patrícia Medrado, atleta

TRANSFORMAÇÃO ALÉM DAS QUADRAS

Mais do que inspirar atuais e futuros atletas, Patrícia mostra que o esporte é uma possibilidade real de transformação.

Sentindo uma necessidade de fazer mais pelo esporte e pelos jovens brasileiros, Medrado trouxe para o país, em 1996, o programa “Tênis nas Escolas”, com o propósito de popularizar a modalidade. Logo no início, a ação impactou aproximadamente 100 escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. O foco em democratizar o acesso ao esporte tênis de campo ganhou ainda mais força a partir do sucesso da iniciativa. Um dos resultados foi o surgimento da ONG Sociedade Para o Desenvolvimento do Tênis, criada pela própria Patrícia em 1998. Anos depois, em 2007, a entidade se tornou o Instituto Patrícia Medrado.

Esse é só o início do jogo. Ainda tem muito mais!