Torneio temático, arte e debates: as ações do mês da Consciência Negra

30 de novembro de 2018
Compartilhe esta notícia:

Visando abordar de forma diferenciada o tema “racismo” em aula, os professores do IPM usaram a criatividade para programar as ações do mês de novembro, aproveitando-se da celebração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Em Campos do Jordão, na Escola de Tênis Social Trousseau, foi criado o torneio “Ícones Negros”, no qual cada aluno escolheu uma personalidade negra (atleta, político ou artista) para fazer uma pesquisa sobre sua história. Ao entrar em quadra para a disputa dos jogos, cada jovem precisou responder a três perguntas sobre seu personagem. Acertando todas já entraria com três games no set.

Na capital do estado, no CEU Casa Blanca, o tema foi debatido em rodas de conversa, trazendo à tona o preconceito e as cotas. Para celebrar o momento, foi realizada uma atividade de pinturas faciais de tribos africanas, a fim de utilizar a arte como forma de conhecimento e respeito pela cultura e os costumes do povo da África.

Outros assuntos do mês

Em novembro também foi abordado o feriado nacional da Proclamação da República, colocando em pauta o seu significado, quem foram os “atores” principais e o Hino da Proclamação, desconhecido pela maior parte dos alunos.

Assim como feito no Outubro Rosa, foram realizadas ações de conscientização à prevenção do câncer de próstata no chamado Novembro Azul. Durante o mês, os alunos utilizaram roupas azuis às quintas-feiras.