Tênis nas escolas e nos Jogos Escolares: o legado do IPM em Campinas

30 de outubro de 2018
Compartilhe esta notícia:

Em maio deste ano o Instituto Patrícia Medrado, realizou em Campinas (SP), com o patrocínio da Air Liquide e Vivara, o projeto “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional”, visando a capacitação de professores de Educação Física e a inclusão da modalidade na grade de aulas da rede pública municipal de ensino. Cinco meses depois, um novo resultado positivo desse legado foi alcançado: pela primeira vez o tênis fez parte da programação oficial dos Jogos Escolares Municipais.

A ideia de introduzir o novo esporte na já tradicional competição interescolar de Campinas partiu de alguns profissionais que participaram do curso do IPM e foi oficializada graças aos esforços da professora Carla Righeto, da EMEF Dr. Edson Luis Chaves, membro do comitê organizador dos jogos.

No último dia 27 de outubro, enfim, o objetivo foi concretizado e a competição de tênis foi iniciada oficialmente no evento. Ao todo, das 29 escolas inscritas no JEM, 15 participaram da modalidade. “É um número muito bom se levarmos em conta que 24 unidades de ensino participaram do projeto Tênis nas Escolas no semestre passado”, avaliou Carla.

Consideradas todas as categorias, o torneio teve a adesão de 44 alunos, 27 meninos e 17 meninas. “Ficamos bem contentes com essa grande aceitação por parte das escolas para introduzir um novo esporte e esperamos que a presença do tênis seja definitiva no JEM a partir de agora. A entrada da modalidade nos Jogos foi uma grande conquista e só foi possível graças à capacitação dada pelo Instituto Patrícia Medrado”, comemorou a professora.

A 13ª edição Jogos Escolares Municipais de Campinas foi disputada entre os meses de setembro e outubro por cerca de 2.100 crianças e adolescentes, em nove modalidades esportivas: atletismo, basquete, damas, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Duelo de ex-tenistas

Convidadas pela organização do JEM, Patrícia Medrado e sua ex-pupila Luciana Tella, nascida e moradora da própria Campinas, marcaram presença no último dia de atividades do torneio de tênis, nesta segunda-feira (30). Antes da rodada começar, ambas fizeram um pronunciamento enfatizando a importância da modalidade para a disciplina, saúde e bem-estar. Medrado ainda falou sobre o legado do instituto ao introduzir o esporte nas aulas de Educação Física das escolas públicas do município e a consequente entrada do tênis nos Jogos Escolares.

“A inclusão da modalidade no JEM é mais um resultado que comprova a eficácia do projeto Tênis nas Escolas. É gratificante ver essas crianças participando do evento, envolvidas com o esporte. Isso nos certifica de que o trabalho tem sido feito da maneira correta”, avaliou a diretora executiva do IPM.

Depois da cerimônia, Patrícia e Luciana fizeram uma exibição e levaram os jovens atletas ao delírio, podendo ver de perto duas ex-tenistas profissionais em ação. Para completar, convidaram os alunos para um bate-bola, que valeu de aquecimento para a rodada do dia.