Radar de velocidade agita o retorno às aulas

12 de fevereiro de 2018
Compartilhe esta notícia:

Fevereiro marcou o fim das férias e o retorno dos alunos à escola. Consequentemente, muitos deles retornaram também às aulas de tênis do Instituto Patrícia Medrado. Depois de quase dois meses de descanso, viagens e passeios em família, a garotada voltou animada e com novos desafios para o ano de 2018.

No CEU Casa Blanca, uma novidade trazida pelos professores Paulo Varjão e Josival Bernardo tornou as aulas da turma avançada mais agitadas do que de costume: um medidor de velocidade de saque. Com o aparelho cedido pelo IPM, os alunos criaram um ambiente de disputa saudável para ver quem atingia o melhor índice de acertos. Como consequência, cada tenista foi exigido a elevar o nível de concentração e técnica.

Segundo o professor Paulo, a atividade foi proposta com dois objetivos: mostrar o que representa a velocidade de um golpe utilizando a linguagem quilométrica; e conscientizar a garotada sobre o movimento de alavanca do braço para realizar um saque com maior eficiência. “O resultado mais expressivo desse treino foi fazê-los entender que a técnica é muito mais importante que a força. Priorizamos a qualidade, não a quantidade”, explicou.

Ao fim do treino, foi percebido um aproveitamento bem maior de acertos dentro da área de saque (só foram contabilizados os saques que acertaram o alvo). “Foi uma quebra de tabu para todos nós, pois entendemos que às vezes aquilo que víamos como um grande saque pode não ter sido tudo isso, da mesma forma que um saque que não parecia tão bom pode ter sido muito melhor”, avaliou o aluno Paulo Mendes, de 17 anos.


Para Patrícia Medrado, diretora executiva do IPM, esse tipo de iniciativa também é muito importante para aproximar os jovens à realidade dos torneios internacionais. “Utilizando um artifício corriqueiro no circuito, e que é sempre mostrado nas transmissões televisivas, você traz uma nova experiência ao aluno, motivando-o ainda mais”, disse.