Programa Dentista do Bem atende alunos do IPM

3 de dezembro de 2019
Compartilhe esta notícia:

O Instituto Patrícia Medrado e a Turma Do Bem realizaram nesta terça-feira (3), em parceria, o primeiro de uma sequência de eventos que visam promover palestras sobre higiene bucal, seguidas de uma avaliação oferecida pelos voluntários do programa Dentista do Bem aos alunos do IPM, numa ação inclusiva, preventiva e educativa.

Realizado no CEU Casa Blanca, zona sul de São Paulo, esse trabalho será executado em todas as unidades de atendimento direto do instituto. Os jovens que se enquadrarem nos pré-requisitos do programa, considerado a maior rede de voluntariado especializado do mundo, terão garantido um tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos de idade.

A escolha dos pacientes será feita por grau de necessidade, dando preferência aos alunos com maior dificuldade socioeconômica, que possuírem problemas bucais graves e aqueles mais próximos do primeiro emprego. Todo o tratamento é realizado no consultório do próprio dentista voluntário.

“O programa atende crianças de 11 a 17 anos com problemas odontológicos e que não têm condições financeiras de bancar esse tratamento. Essa parceria é feita com escolas municipais e instituições, onde um coordenador voluntário faz uma triagem das crianças e jovens. Depois de feita essa seleção, a criança recebe uma carta em casa com as instruções do dentista que fará o acompanhamento com ela”, explicou a Dra. Manuela Guereschi, dentista voluntária da Turma do Bem.

Já sobre a palestra, a coordenadora voluntária, Dra. Consuelo Brandão de Carvalho, explicou a importância de conscientizar os jovens sobre os cuidados com a própria boca. “A ideia é preparar um bate-papo bem informal e interativo para ensiná-los a escovar os dentes corretamente, utilizar o fio dental e mostrar como a higiene bucal é essencial para a nossa saúde”, relatou.