Personagens do IPM: Osvaldo Camargo Junior

31 de dezembro de 2022
Compartilhe esta notícia:

Traduzir, em ações estruturadas, o propósito do IPM de transformar vidas por meio do tênis

Esta tem sido a missão de Osvaldo Camargo Junior no Instituto Patrícia Medrado, nos últimos 15 anos. Após construir uma sólida carreira como consultor empresarial na área de Administração e ter contribuído para o desenvolvimento organizacional de dezenas de empresas nacionais e multinacionais, Osvaldo decidiu iniciar em 2002 sua transição de carreira para o Terceiro Setor, acumulando até hoje duas décadas de vivência no segmento.

Trajetória no IPM

Estávamos nos primeiros dias de março de 2007 e o Instituto Patrícia Medrado, recém-reformulado, passava por um processo de recrutamento e seleção de profissionais e estagiários de Educação Física para dar início à execução de um novo convênio com o Município de São Paulo, o Programa Clube Escola, da Secretaria Municipal de Esportes.

Osvaldo foi convidado por um colega de trabalho para conhecer Patrícia Medrado e apresentar seu currículo, já que, além da equipe técnica, o IPM precisaria estruturar a área administrativa, diante do novo desafio de gerir um convênio de grande porte, que previa o atendimento de cerca de 1.300 pessoas em 10 clubes municipais.

Após algumas horas de boas conversas, se iniciou ali a parceria entre o IPM e Osvaldo.

Inicialmente, ele recebeu a incumbência de fazer as prestações de contas dos convênios com o poder público e depois acumulou a tarefa de elaborar os planos de trabalho e as propostas de licitações nas quais o IPM seria proponente. Dois anos depois, 2009, ele assumiu a diretoria de projetos, cargo que ocupa até hoje, passando a elaborar os primeiros projetos do IPM no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

Nessa viagem no tempo, são incontáveis os números de projetos aprovados, pessoas beneficiadas, vidas transformadas… e a atuação do personagem do IPM deste mês tem muito a ver com isso!

Ser ou não ser…

Bacharel em Administração, Osvaldo sentia uma inquietação. Havia uma área acadêmica pela qual nutria apreço desde a adolescência: o Direito! E foi em 2010 que ele resolveu ampliar seus conhecimentos, cursando mais uma universidade. Aluno dedicado, que sempre sentiu prazer em estudar, conquistou o novo diploma em 2014, justamente no ano em que foi sancionada a Lei 13.019, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, o popular MROSC ou ainda Marco Regulatório do Terceiro Setor, cuja vigência iniciou em janeiro de 2016.

Mas, e agora? Osvaldo faria nova transição de carreira? Iria começar a atuar no ambiente forense? Eis a questão! Não! As causas sociais já o haviam conquistado e o Terceiro Setor se tornara seu campo de jogo.

Após mais de sete anos da sua segunda colação de grau, ele segue enfrentando os desafios de contribuir para a inclusão e desenvolvimento social de crianças e jovens brasileiros.

Quais serão suas próximas fronteiras? Só o tempo dirá!