Personagens do IPM: Matheus Dalcim

22 de agosto de 2022
Compartilhe esta notícia:

Os novos caminhos pós-pandemia

Dois anos e meio se passaram, e a pandemia ainda não acabou. Mas, se houve algum tipo de aprendizado deixado pelos tempos de quarentena, é que hoje se pode trabalhar de onde e quando quisermos.

Em janeiro de 2016, quando o Instituto Patrícia Medrado contratou o jornalista Matheus Dalcim para assumir o departamento de Comunicação, ninguém imaginava que poucos anos depois seria possível esse mesmo profissional dar conta de todas as demandas da função da sua própria casa. Muito menos ainda da Itália, onde vive desde abril de 2022 em um intercâmbio pessoal.

Os novos modelos de trabalho do mundo atual mostraram que, com planejamento e dedicação, é possível entregar os mesmos ou até melhores resultados, independentemente da distância. Atento a todas essas transformações, o IPM não hesitou e confiou no êxito do processo, que, mesmo à distância, vem dando certo até aqui.

Mas, afinal, quem é Matheus Dalcim e qual a sua história?

Formado em Jornalismo e pós-graduado em Jornalismo Esportivo, ele é há mais de seis anos e meio o responsável por toda a comunicação do IPM, das redes sociais ao relacionamento com a imprensa. Juntos, profissional e instituto descobriram e desenvolveram nesse período novas maneiras de se comunicar e de estar presente na mídia.

Também apaixonado pelo tênis, atua em projetos paralelos que envolvem o esporte, com experiência em cobertura de torneios no Brasil e no exterior. E foi durante esse ainda curto período pela Europa em que pôde vivenciar dois dos quatro Grand Slam do calendário mundial do tênis: Roland Garros, em Paris, e Wimbledon, em Londres.

“Estar em um ambiente como esse é algo único na vida de qualquer amante do esporte. Foi um sonho realizado ter a oportunidade de trabalhar, viver a rotina de eventos deste porte, conhecer atletas e outros personagens e ser o porta-voz do veículo que represento. Um Grand Slam é como um parque de diversões para um jornalista esportivo”, afirma o assessor do Instituto.

Aos 31 anos de idade e agora com bagagem internacional, ele carrega em si outras metas ambiciosas: “Já assisti uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, cobri dois Majors e um ATP Finals, mas ainda faltam o Australian Open e o US Open pra fechar o meu Career Grand Slam pessoal”, revela.

E o IPM?

Ainda recém-formado, com menos de dois anos de carreira, quando chegou ao Instituto, Dalcim reconhece a importância desse período para a sua carreira e projeta o futuro dessa já longa parceria.

“O Instituto Patrícia Medrado foi e é, sem dúvida, uma escola de vida para mim. Acompanhar de perto todas as histórias de transformação de vidas, humanizá-las e levá-las para o público com clareza e emoção é uma das missões mais importantes que já tive na minha curta carreira. Além disso, conviver com uma campeã do meu esporte favorito e aprender tanto sobre o tênis dentro e fora das quadras é um enorme privilégio. Sou muito grato por tudo o que vivi no IPM e espero que essa história ainda tenha muitos outros capítulos para escrevermos juntos”.