Personagens do IPM: Ivone Salgado

30 de setembro de 2022
Compartilhe esta notícia:

A assistência social por trás do esporte

Trabalhar com projetos sociais e o esporte educacional vai muito além de encher uma quadra com crianças, bolas e raquetes. Compreender o contexto em que cada indivíduo está inserido e extrair seu melhor dentro e fora do ambiente esportivo é uma das tarefas mais difíceis para organizações como o IPM. Com isso, a presença de uma assistente social se tornou elemento chave para o sucesso das iniciativas coordenadas por Patrícia Medrado.

Desde janeiro de 2020 (com um pequeno hiato no primeiro semestre de 2022), quem ocupa esse cargo é a profissional Ivone Salgado. Com mais de 25 anos de trajetória na área, ela tem uma experiência ampliada para além do Terceiro Setor, tendo atuando também com gestão pública e privada e consultorias nacionais e internacionais.

Sua história no IPM

Tão logo o ano de 2020 e o projeto ‘Pintando o Esporte’ começaram, veio a pandemia de Covid-19 e um modo diferente de trabalhar teve de ser criado para se adequar à nova realidade: dos atendimentos diários presenciais para um acompanhamento intenso virtual durante um período complicado social e economicamente em todo o planeta. Sem dúvida, um grande desafio até para quem possui duas décadas e meia de carreira e vivência em outro continente.

E assim foi durante quase toda a vigência do projeto, cujo retorno presencial só foi possível já na reta final de sua execução e com normas sanitárias ainda restritivas. “Apesar desse novo cenário, sempre atuei junto às famílias e parceiros no território para viabilizar as atividades. Foi uma experiência que deixou um gostinho de quero mais, pois a vontade era de continuar no instituto”, confessa.

E a oportunidade veio menos de seis meses depois, quando em junho deste ano surgiu a chance de retornar à organização para trabalhar no projeto ‘Tênis Social’, iniciativa apoiada pelo Programa Centauro Transforma no CEU Casa Blanca, zona sul de São Paulo.

“Aceitei a proposta com uma alegria imensa. E hoje, a expectativa é de alcançar excelentes resultados, agregar positivamente na vida das pessoas e continuar atuando com o IPM pelo tempo que for possível. Na área do esporte, essa foi minha primeira experiência direta e adorei o trabalho. Estar presente na vida de jovens proporcionando momentos de aprendizado, alegria e descontração nos revigora, e isso ampliou meu entendimento quanto ao aprendizado esportivo e como fazer a diferença na vida das pessoas”, reflete.

A outra faceta de Ivone

Paralelamente à sua carreira, a assistente social sempre teve como hobby a escrita. Depois de vivenciar grandes experiências em diferentes estados brasileiros e em outros países, como Peru, Venezuela, Colômbia e Angola, ela resolveu transformar uma de suas paixões em um livro.

A obra intitulada ‘O Perfil do Camaleão’, de 2021, traz relatos de sua preparação interior para o desafio de um ano na África, através de histórias e sentimentos pessoais. Segundo ela, a escolha do título do livro faz referência às características do próprio animal, conhecido principalmente por sua capacidade de adaptação e alterações físicas para sobreviver em ambientes distintos.

“Essa habilidade de adaptação foi uma das minhas inspirações para encontrar o equilíbrio emocional e psicológico necessário para viver durante esse período longe de casa, principalmente em um continente marcado por tantas situações de luta, resistência, sofrimentos e também de alegrias”, explica.