Personagens do IPM: Ewerton Cavalcante

18 de outubro de 2022
Compartilhe esta notícia:

O esporte como plataforma de desenvolvimento humano

Tudo começou em 2012. O ainda garoto Ewerton Cavalcante entrava pela primeira vez em uma quadra de tênis e logo se apaixonou pela modalidade. À época com 11 anos, ele não sabia nada sobre o esporte, tampouco havia segurado uma raquete, mas o que começou como curiosidade e diversão acabou se tornando parte da rotina e mal ele sabia que essa escolha mudaria sua vida.

O início

Nascido e criado no bairro Jardim Nova Germânia, zona sul de São Paulo, Ewerton sempre teve o apoio dos pais para praticar esportes. Foi então que descobriu as aulas de tênis do Instituto Patrícia Medrado no CEU Casa Blanca, próximo à sua residência. Por lá se tornou rapidamente um dos destaques da turma dentro da quadra, fez amizades e adquiriu habilidades complementares como disciplina, autonomia e fair play.

Tênis e Contabilidade, uma união que deu certo

Paralelamente, ao longo de sua formação o garoto lapidava o interesse pela área das Ciências Contábeis e decidiu que essa seria profissão. Sem condições de pagar por uma faculdade particular, o jovem descobriu, em 2018, uma oportunidade que jamais tinha pensado antes: utilizar o esporte como plataforma para obter uma bolsa de estudos.

Foi aí que o IPM entrou em ação e conseguiu um teste esportivo e acadêmico no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo) para que ele pudesse concorrer a uma vaga 100% gratuita no curso que desejava e ainda integrar o time de tênis da universidade.

O resultado não poderia ter sido melhor: o jovem foi aprovado e ganhou o direito de estudar sem custo nenhum e ainda conciliar seu tempo com o esporte que aprendeu a amar. “Eu fiz o teste pensando que não iria passar. Na verdade, nunca imaginei que pudesse ter uma oportunidade como essa por meio do tênis, então estou bem feliz e animado”, revelou na época.

Pandemia, estudos e o início de carreira

Durante os primeiros dois anos do curso, Ewerton conseguiu adequar sua agenda e comparecer aos treinos do IPM no Casa Blanca, um lugar que sempre o fez se sentir em casa e acolhido por colegas e professores.

Após o início da pandemia de Covid-19 e as consequentes restrições sociais, ele tomou tempo para focar nos estudos e no desenvolvimento de sua carreira. Em 2021, finalizou o curso e se formou em Ciências Contábeis, conseguindo rapidamente seu primeiro emprego no setor.

Hoje, aos 21 anos, ele espera alçar voos ainda mais altos sem esquecer, é claro, de sua origem e de quem o ajudou:

“Pretendo trabalhar em uma grande empresa como contador e construir uma casa para mim ou quem sabe até ir para algum país como Alemanha ou Suíça, onde as pessoas têm uma excelente qualidade de vida e segurança. O tênis me ensinou disciplina dentro e fora das quadras, me ajudou a crescer como pessoa e me sinto muito realizado por ter conseguido me formar na área que eu sempre gostei. Tenho muito a agradecer ao Instituto Patrícia Medrado pela oportunidade e por tudo que vivenciei nesses anos de projeto”.