Patrícia Medrado participa de debate sobre o “Corpo Feminino” no Sesc Pompéia

11 de março de 2019
Compartilhe esta notícia:

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a história de Maria Esther Bueno foi tema de um interessante debate no Sesc Pompéia, no último sábado (9), que abordou também a trajetória da mulher no esporte, igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Participaram do evento a tenista Patrícia Medrado, a atleta cadeirante Aline Cabralde, o jornalista José Nilton Dalcim e a gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc, Maria Luiza Souza Dias.

Além de apresentar os vitoriosos números e histórias da “Bailarina do Tênis”, o bate-papo enfatizou a importância da tenista para as mulheres e também o para o esporte brasileiro no cenário internacional. “Pioneira, desbravadora, Maria Esther representa até hoje a vitória da mulher no mundo esportivo. Seu legado inspirou tenistas de diversas gerações e, de forma indireta, colaborou para elevar o nível técnico das atletas e fortalecer o tênis feminino no mundo, culminando no movimento de profissionalização do esporte e na criação da WTA, em 1973”, explicou Patrícia Medrado.

Outro ponto interessante abordado pela mesa foi a história da mulher no esporte, mostrando que a luta por espaço e igualdade de gênero sempre foi um desafio. “Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade as mulheres eram proibidas até de assistirem às competições, e aquelas que o fizessem eram punidas com pena de morte. As mulheres só foram ter alguma liberdade esportiva no Renascimento, depois da Idade Média, quando elas podiam praticar ginástica, uma modalidade que ajudava no trabalho de parto”, contou o jornalista esportivo José Nilton Dalcim.

Para se ter ideia, até mesmo no início dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas-1896, as mulheres foram proibidas de participar. Somente em Paris-1900, na segunda edição do evento é que elas foram convidadas a competir. Entretanto, a presença feminina ainda foi muito baixa, com apenas 2,21% do total de participantes, sendo 22 atletas competindo nas modalidades tênis, vela, críquete, hipismo e golfe.

Em 2016, no Rio de Janeiro, dos 474 atletas classificados para o maior evento esportivo do mundo, 209 (45%) eram mulheres, número e proporção recordes na história dos Jogos, mas ainda minoria.

Clínica com Medrado no domingo

Após participar da mesa de debates no sábado, no dia seguinte a diretora executiva do Instituto Patrícia Medrado esteve de volta ao Sesc Pompéia acompanhada de sua equipe para uma tarde de vivência de tênis de campo. Como de costume, a ex-tenista profissional apresentou a modalidade, abordando seus principais aspectos, e também contou histórias dos tempos de atleta.