Palestra sensibiliza alunos da Escola de Tênis Social Trousseau

25 de junho de 2018
Compartilhe esta notícia:

Na tarde da última sexta-feira (22), 150 jovens, entre alunos do projeto do IPM em Campos do Jordão (SP) e da EMEF Dr. Antônio Nicola Padula, escola parceira do instituto, tiveram uma verdadeira aula sobre a vida. Atentos, ouviram uma história incrível de um esportista que, na base do esforço, realizou sonhos e viu tudo desmoronar de uma hora para outra ao sofrer um grave acidente e ficar tetraplégico.

A convite de Romeu Trussardi, diretor presidente da Trousseau, empresa patrocinadora do projeto, José Ilson Junior esteve no Tênis Clube local e contou todos os detalhes de sua vida, a paixão pelo Mountain Bike, as grandes conquistas e como encarou de frente os vários desafios que a vida lhe impôs.

Uma tarde de muitas emoções e reflexão. Sob a presença dos jovens, da tenista Patrícia Medrado, do presidente do Tênis Clube de Campos do Jordão, Wilson Nicolau, e de alguns convidados, José Ilson enfatizou o quanto é importante acreditar nos próprios sonhos e nunca desistir. “Foi uma palestra comovente e inspiradora. É uma história que retrata uma grande determinação e força de vontade, mostrando que nada é impossível se tivermos uma fé inabalável. É uma lição para todos nós que vivemos reclamando de pequenas questões do cotidiano”, observou Patrícia Medrado, diretora executiva do IPM.

A história

Foram 12 anos de dedicação e sacrifícios, do sonho impossível às vitórias e títulos em nível nacional. Mas, de repente, tudo se tornou um pesadelo, quando, em julho de 2016, aos 26 anos de idade, durante um treinamento, José bateu contra uma cerca de arame e caiu do outro lado sem movimentos do pescoço para baixo.

Vários profissionais trataram seu quadro como irreversível. José Ilson Junior estava condenado a passar o resto da sua vida deitado em uma cama. Foram necessários diversos tratamentos fisioterapêuticos, muita coragem e força de vontade. Utilizou até técnicas de ioga e meditação para não pensar no pior e fortalecer a própria fé. Um ano e cinco meses após o grave acidente, contrariou todas as expectativas médicas e, de forma surpreendente, recuperou-se em 80% e voltou a pedalar.

Ao fim da palestra, foi aplaudido de pé e, sob muita emoção, deixou uma importante mensagem para 150 jovens sobre a vida, superação e o poder do esporte.