Jovens tenistas do IPM vivenciam torneio profissional no Clube Pinheiros

5 de março de 2018
Compartilhe esta notícia:

Jogar em uma quadra central, pisar no saibro pela primeira vez e conhecer detalhes sobre a arbitragem de um torneio do circuito profissional de tênis. Essa experiência foi vivida por cerca de 50 alunos do Instituto Patrícia Medrado na última sexta-feira (2), em visita ao Esporte Clube Pinheiros.

Considerado o maior clube social da América Latina, o ECP foi sede do Torneio Internacional de Tênis Feminino – Ano III, que marcou o retorno da brasileira Teliana Pereira, ex-top 50 do mundo, às quadras. Para aproveitar a oportunidade, a diretora executiva do IPM, Patrícia Medrado, organizou um passeio com os alunos da entidade e proporcionou um verdadeiro dia de tenista aos jovens.

Durante todo o dia, os garotos realizaram diversas atividades com e sem a raquete na mão. Primeiro bateram bola na quadra principal do clube, sentindo na pele a emoção de jogar em um ambiente de competição profissional. Depois, participaram de uma conversa com o árbitro Jorge Souza Júnior, que falou sobre os detalhes da carreira de um juiz de cadeira, regras da modalidade, desafios (Hawk-Eye) e como funciona a arbitragem em uma partida oficial.

Cria de um projeto social, assim como eles, Souza Júnior contou também um pouco de sua história, desde os tempos de pegador de bola e os cursos que precisou fazer, até chegar ao cargo de árbitro das principais competições do mundo, tendo participado quatro vezes do torneio de Wimbledon, além de conhecer seis países.

Para finalizar o dia, a turma do IPM assistiu de perto treinos e jogos, fato inédito para a maioria dos jovens. Sentados na arquibancada, não precisaram de muito tempo para ficarem encantados não apenas com a estrutura do evento, mas com a potência dos golpes e a habilidade das atletas. Para muitos, uma inspiração para continuar no esporte.

Experiência em dobro

Disputado na mesma semana, no Ginásio do Ibirapuera, o Brasil Open 2018 foi também uma atração à parte para os apaixonados pela modalidade. Durante os primeiros dias de jogos, alguns alunos do Instituto Patrícia Medrado também apareceram por lá, de forma independente, para acompanhar as partidas do qualifying da competição mais tradicional de tênis do Brasil. Além de conhecerem o ginásio que abriga o único torneio de saibro coberto de todo o circuito mundial, encontraram com jogadores do lado de fora do complexo, tiraram fotos e pegaram autógrafos.