IPM promove palestra e ações no Outubro Rosa

30 de outubro de 2019
Compartilhe esta notícia:

Tradicionalmente conhecido pela campanha de prevenção ao câncer de mama, outubro também ficou marcado pelas ações de conscientização à causa feitas pelo Instituto Patrícia Medrado em seus projetos. Ao longo de todo o período foram realizados debates com os alunos, torneios temáticos e, para finalizar, um bate-papo com a médica especialista em Diagnóstico por Imagem do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul, Dra. Claudia Faillace, a tenista Patrícia Medrado e, representando o Grupo Mulheres do Brasil, Andréa Gabriades, que deu um depoimento emocionante sobre sua história de superação.

O evento, realizado em uma das unidades do IPM na zona sul, recebeu não apenas alunos, mas teve a presença maciça de mães e responsáveis pelos jovens. Mulheres que voltaram para casa impressionadas com tantas informações relevantes sobre os cuidados para se prevenir e descobrir precocemente a doença. Utilizando um formato mais informal, com a mediação de Patrícia Medrado e uma sequência de perguntas e respostas, Claudia Faillace explicou em detalhes como funcionam os exames preventivos, as características do câncer de mama e como é possível evitar o surgimento de tumores.

“Foi super bacana participar desse evento e poder orientar todas as mulheres hoje presentes, os alunos e seus familiares, sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, e enfatizar que, mais importante ainda, é possível se prevenir por meio da prática esportiva e de uma boa alimentação, evitando o abuso do álcool e mantendo o peso ideal. É extremamente necessário fazer também o rastreamento através de exames como ultrassom e mamografia”, explicou a doutora.

Médica e tenista

Depois de mais de uma hora de uma conversa esclarecedora, Claudia foi convidada para bater uma bola com Patrícia Medrado e os alunos do IPM. Em quadra, relembrou os tempos de atleta, tendo sido considerada a melhor jogadora do mundo infanto juvenil em 1979 e disputado posteriormente alguns torneios profissionais da WTA (Associação Feminina de Tênis, na sigla em inglês).