IPM lança projeto Tênis nas Escolas em Cotia (SP)

18 de fevereiro de 2020
Compartilhe esta notícia:

O Instituto Patrícia Medrado lançou na tarde desta terça-feira (18) o projeto “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional” no município de Cotia, região metropolitana de São Paulo. O evento, realizado na sede da Secretaria de Educação local, apresentou oficialmente a iniciativa que capacitará os professores da rede pública de ensino cotiana, contemplando 30 escolas municipais.

Participaram da cerimônia a diretora executiva do IPM, Patrícia Medrado, o secretário de Educação de Cotia, Luciano Corrêa, e o representante da empresa biofarmacêutica AstraZeneca, patrocinadora da iniciativa, Felippe Limonge.

O projeto terá início em março, e o curso, ministrado pela própria tenista e e fundadora do IPM, será dividido em aulas práticas e teóricas sobre a modalidade. Cada unidade de ensino participante receberá um kit de materiais pedagógicos para a implantação do tênis nas aulas de Educação Física. Ao longo do ano estão previstos ainda festivais infantis para atender aos alunos das escolas contempladas.

Em seu discurso, Patrícia Medrado detalhou todos os processos do projeto e enfatizou a importância de democratizar o acesso a um esporte como o tênis, implantando-o na grade de aulas regulares das escolas. “O tênis, infelizmente, é uma modalidade que não existe nos cursos de Educação Física, e há essa lacuna na grade curricular dos professores. Porém, assim como os esportes mais populares do país, como o futebol ou o vôlei, também pode ser praticado em espaços adaptados, e é isso que queremos levar para dentro das escolas”, explicou.

Por sua vez, o secretário Luciano Corrêa agradeceu a parceria com o IPM. “Hoje é um dia muito especial, pois é a efetivação de um projeto que começou a ser desenhado há bastante tempo. Para nós, do município de Cotia, é extremamente importante essa união com o Instituto Patrícia Medrado, no sentido de levar o tênis, um esporte não muito difundido nas nossas escolas, até as crianças, que carecem desse espaço e do acesso ao esporte no país”, disse.

Também presente no evento, a professora de Educação Física Samira Mohamad se mostrou bastante animada com a iniciativa. “Muitos professores acham que o tênis não pode ser praticado em nossas quadras, mas é possível adaptar, sim. Estou muito animada, pois eu sempre adapto os espaços que temos para realizar as atividades esportivas. Vai ser mais uma possibilidade de trabalho com as crianças, colocar fim aos limites, quebrar conceitos dos professores e da própria comunidade”, avaliou.

Este será o 12º município contemplado pelo programa Tênis nas Escolas, do IPM, que já certificou mais de mil professores de Educação Física para o ensino do tênis nas escolas públicas paulistas. Antes, a iniciativa capacitou profissionais e inseriu a modalidade nas unidades escolares das cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, São José dos Campos, Paulínia, Araçariguama, Votorantim, Salto de Pirapora, São José do Rio Pardo, Cosmópolis e Arthur Nogueira.

O projeto Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional em Cotia é realizado pelo Instituto Patrícia Medrado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, viabilizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cotia e o patrocínio da AstraZeneca.