IPM finaliza capacitação e entrega kits para as escolas públicas de Campinas

25 de abril de 2018
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Depois de seis semanas de atividades, chegou ao fim mais uma série de cursos de capacitação de professores do projeto “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional”. Realizada de forma inédita na cidade de Campinas (SP), a iniciativa teve a participação de 32 profissionais, atuantes em 24 escolas da rede pública do município, que poderão a partir de agora introduzir a modalidade nas aulas de Educação Física, beneficiando cerca de 2.500 crianças e adolescentes.

Para celebrar o encerramento do curso, foi realizada uma cerimônia no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (CEFORTEPE) para a entrega dos certificados aos participantes e dos kits pedagógicos a cada unidade escolar contemplada pelo projeto, e que contou as presenças de Elisabete Pimentel, coordenadora pedagógica e representante da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas, Jane Garcia, coordenadora setorial de Formação da SME, e da tenista Patrícia Medrado, diretora executiva do instituto que leva o seu nome e criadora do projeto e de toda a metodologia aplicada em aula, baseada na filosofia do esporte educacional.

Segundo Elisabete Pimentel, o projeto foi um sucesso entre os professores de Educação Física e apontou três pontos fundamentais para isso. “Em primeiro lugar, essa é uma formação que traz muita prática e informação, que apresenta o esporte com suas múltiplas possibilidades e adaptações para a realização na escola; além disso, oferece os materiais necessários para que as atividades propostas possam de fato acontecer nas unidades de ensino; e, por fim, tem a Patrícia Medrado, que contagia o grupo de professores com seu conhecimento, sua humildade, seu entusiasmo e sua paixão pelo esporte, o que é fundamental para que o processo educativo aconteça”, explicou.

Entusiasmada com o legado que a iniciativa do IPM deixará para o município, a coordenadora pedagógica já traça planos para um futuro próximo. “Por todas essas razões, acho que o projeto irá se desenvolver com muita força nas escolas. Inclusive, aqui na Rede Municipal de Campinas, pretendemos incluir o tênis, ainda que adaptado, como uma das modalidades para os jogos escolares municipais (JEM) e queremos criar Núcleos para a prática do tênis em algumas escolas”, finalizou.

Já para a professora Beatriz Passos, a oportunidade de participar do projeto foi transformadora e surpreendente. “Esse curso transformou completamente a visão que nós tínhamos sobre o tênis ser uma modalidade inatingível, distante, elitizada e que não era para a gente. A Patrícia, com todo o seu conhecimento e sua história dentro e fora das quadras, nos fez acreditar no que fazemos, no poder do esporte, nos benefícios particulares do tênis. Foi uma surpresa muito boa, algo que vai ficar para sempre”, revelou.

Próximo passo

Concluída a fase de capacitação, os professores se preparam agora para introduzir este novo esporte em suas aulas, enquanto o Instituto Patrícia Medrado, por sua vez, fará um acompanhamento regular dessas atividades. Já no dia 8 de maio, o IPM promoverá um festival infantil na EMEF Geny Rodriguez, que atenderá alunos das escolas participantes do projeto por meio de brincadeiras e jogos derivados do tênis, que visam promover diversão e a integração social. É também uma oportunidade para os professores colocarem em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso.

O projeto

Antes de chegar a Campinas, a iniciativa esteve no município de Paulínia (SP), em 2017, onde capacitou 14 profissionais, atuantes em 12 escolas da rede pública de ensino, beneficiando indiretamente mais de 1.100 crianças e adolescentes.

O “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional” é uma realização do Instituto Patrícia Medrado em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e os patrocínios da Air Liquide e Vivara.