Instituto Patrícia Medrado participa de ação especial com Juan Martín Del Potro, em São Paulo

16 de março de 2023
Compartilhe esta notícia:

Uma tarde inesquecível! Convidado pelo Instituto Renault, o Instituto Patrícia Medrado participou na última quarta-feira, 15 de março, de uma ação de inclusão social no evento Roland Garros Junior Series, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo (SP).

Na oportunidade, os beneficiários do IPM puderam conhecer e conversar com ninguém menos do que o ex-número 3 do mundo e campeão do US Open de 2009, o argentino Juan Martín Del Potro. Simpático, muito educado e atencioso, Delpo respondeu às perguntas dos jovens, recebeu um cartaz preparado pela turma em sua homenagem e ainda bateu uma bola com todos ao lado da diretora executiva da organização, Patrícia Medrado.

“Nós acreditamos na educação como alavanca de transformação social e sem dúvidas a educação aliada ao esporte é um excelente estímulo para crianças e jovens”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.

Por sua vez, Patrícia Medrado enfatizou que participar de intercâmbios como esse é fundamental para a construção de cidadania e aproximar ainda mais os jovens do esporte e dos seus ídolos. “Como sempre destacamos, nosso objetivo não é formar atletas, mas transformar a vida de crianças e jovens por meio do esporte. Trazê-los aqui para uma experiência como essa é de suma importância para que estejam inseridos dentro do universo do tênis e se inspirem no exemplo de grandes campeões”, afirmou.

Para completar, o anfitrião da festa foi o também ex-tenista profissional Fernando Meligeni. Nascido na Argentina, mas radicado no Brasil, defendendo a bandeira verde e amarela por toda a sua carreira, Fino, como é conhecido no circuito, participou de todas as atividades ao lado de Del Potro, o que incluiu ainda um intercâmbio com jovens tenistas brasileiros que participaram do torneio Roland Garros Junior Series.

Depoimentos dos alunos

Dentre os beneficiários que participaram da excursão ao clube da Sociedade Harmonia de Tênis, estavam alguns veteranos da turma do IPM e novos praticantes da modalidade.

Com 20 anos de idade, Patrick Silva é um dos integrantes mais antigos da organização fundada por Patrícia Medrado e realizou o sonho de conhecer um grande ídolo do esporte. Ao comentar sobre a experiência, ele valorizou bastante os aprendizados obtidos com o ex-jogador profissional.

“Vivenciar uma experiência dessas é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo, e através do Instituto tivemos essa oportunidade de ouvir o que o tênis acrescentou e transformou a vida de quem foi ao limite nesse esporte, atingindo grandes níveis e conquistas históricas. Palavras grandes atletas como o Del Potro muda vidas e pensamentos e mostram que não importa o sonho que você tenha, ele pode ser atingido e só dependerá exclusivamente de você”, declarou o jovem após o encontro.

O colega Ewerton Cavalcante, de 22 anos, corroborou a afirmação de Patrick e confessou ter ficado emocionando na presença do campeão do US Open de 2009. “Foi uma experiência única de conhecer uma lenda do tênis. Senti uma grande emoção ao bater bola e conversar com o ex-número 3 do mundo. Realmente foi um aprendizado escutar ele falar sobre ser um grande atleta e uma grande pessoa fora das quadras”, disse.

Enquanto isso, David Diniz, de 21 anos, falou que o evento foi a realização de um sonho. “Foi muito emocionante estar com este fenômeno que é o Del Potro, a alegria em realizar este sonho de conhecer o cara que antes eu assistia pela televisão e me ver batendo bola com ele, com certeza foi um dos melhores momentos da minha vida”, pontuou.

Bem mais jovem que os companheiros mais experientes, o aluno Murilo dos Santos de Oliveira, de 13 anos, revelou com detalhes um ensinamento que o marcará pelo resto da vida. “Além do evento ter sido muito legal, foi a primeira vez que joguei numa quadra de saibro e gostei muito do piso. Uma das coisas mais bacanas que aconteceu foi quando dei um smash e o Del Potro parou e corrigiu meu movimento na hora, explicando como executar o golpe da forma certa”, conta.

Rebeca Nascimento de Oliveira, de 14 anos, destacou também a presença de Fernando Meligeni, reforçando a importância de também conhecer os ídolos e a história do esporte brasileiro. “Foi uma experiência incrível conhecer não só o Del Potro mas também o Meligeni e aprender um pouco mais sobre o tênis”, frisou.

Sobre o Roland Garros Junior Series

Formada por 32 atletas (16 meninas e 16 meninos) dos dez países da América do Sul, a competição serviu como um qualificatório para a chave principal do torneio juvenil de Roland Garros. Assim, os campeões de ambas as chaves garantiram um convite para participar do Grand Slam francês, de 3 a 11 de junho, em Paris. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).