Instituto lança equipe feminina de treinamento

31 de janeiro de 2019
Compartilhe esta notícia:

Visando o desenvolvimento técnico, físico e motor de suas alunas, o Instituto Patrícia Medrado selecionou seis meninas de seus projetos para formar uma equipe de treinamento. Para isso, o IPM desenvolveu uma série de avaliações físicas e questionários a fim de selecionar, por meio de suas aptidões, as atletas que iniciaram, já em janeiro deste ano, um trabalho mais intenso e específico de condicionamento e jogo.

Mais do que prepará-las para disputarem torneios e seguirem praticando a modalidade, a ideia do projeto é de promover o empoderamento feminino, oferecendo condições ideais para que possam desenvolver poder de liderança, autonomia e noções de trabalho em equipe, entre outras habilidades.

“A ênfase maior dessa iniciativa é promover o sentido de pertencimento e responsabilidades diárias, associadas a metas claras e objetivas para a prática esportiva e, subliminarmente, para qualquer outra atividade que decidam se envolver ao longo da vida”, explica a diretora executiva do IPM, Patrícia Medrado.

As seis jovens que compõem o grupo têm entre 14 e 17 anos, fase em que muitas delas acabam tendo de conciliar os estudos e treinos com outras responsabilidades. “Nesse caso, o grande desafio é mostrar como o esporte pode agregar na vida delas e ser muito mais do que um passatempo, mas também um mecanismo de desenvolvimento e até uma possível fonte de renda futura”, aponta o professor do instituto, Carlos Moreira Junior.

Além de ajudar nos aspectos esportivos e sociais, a nova rotina já tem trazido também melhorias na qualidade de vida das garotas. É o que afirma, Pamela Luiza, de 17 anos. “Esse novo projeto tem sido muito importante, pois, além da evolução técnica, já percebo uma melhora física. Estou acordando mais cedo, passei a tomar café da manhã, coisa que eu não fazia antes, e não tenho ficado mais tão cansada durante os treinos, tanto pela manhã quanto à tarde”, disse.