Instituto inaugura projeto de capacitação em Itu (SP)

17 de fevereiro de 2022
Compartilhe esta notícia:

Itu (SP) é o mais novo município contemplado pelo programa ‘Tênis nas Escolas’, do Instituto Patrícia Medrado. A cidade do interior paulista foi escolhida para receber o projeto ‘Social Tênis’, que capacitará os professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino para introdução da modalidade.

Em solenidade no auditório da Prefeitura local, o lançamento oficial aconteceu no dia 16 de fevereiro e contou com as presenças do prefeito Guilherme Gazzola, dos secretários Plínio Bernardi Junior (Educação) e Gilmar Dias Pereira (Esportes) e da diretora do Departamento de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lívia Maria de Sousa.

Em sua fala, o prefeito Gazzola enfatizou que é um orgulho para Itu receber um projeto de tamanha importância. Ele também revelou o desejo de que o projeto vá além da questão pedagógica e inspire novos talentos a médio prazo. Já o secretário Educação, Plínio, disse que o principal objetivo da parceria é a inclusão social e acredita que o esporte salva vidas.

Por sua vez, Patrícia Medrado destacou a importância da união de forças de cada uma das partes envolvidas para a construção e realização do projeto. “Juntos, podemos transformar algumas realidades e nada melhor do que levar o esporte para onde existe a maior concentração de crianças: a escola”, frisou.

Objetivos do projeto

O ‘Social Tênis’ chega a Itu com uma metodologia implantada há anos pelo IPM que visa, em sua essência, oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade de aprender e vivenciar a modalidade. Para isso, o programa é dividido em três etapas: um curso de capacitação para professores + certificação; a introdução das atividades nas aulas de Educação Física + doação de material pedagógico específico (com raquetes, bolas com pressão reduzida, mini redes e cones); e festivais esportivos para integração dos alunos beneficiados.

Os municípios já atendidos pelo IPM

Com 15 unidades de ensino contempladas pela nova iniciativa, Itu é a 13ª cidade atendida pelo programa ‘Tênis nas Escolas’, do Instituto Patrícia Medrado. Ao longo dos seus quase 24 anos de história, a organização já esteve em Araçariguama, Artur Nogueira, Bauru, Campinas, Cosmópolis, Cotia (em andamento), Paulínia, São José dos Campos, São José do Rio Pardo, São Paulo, Salto de Pirapora e Votorantim, todas no estado de São Paulo, capacitando mais de mil professores e impactando quase 80 mil crianças e adolescentes.

Realização

O Projeto Social Tênis é uma realização do Instituto Patrícia Medrado com patrocínio da AB Colinas, aprovado no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, que é gerenciada pela Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania, do Governo Federal. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por intermédio da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação local.