Instituto cumpre todas as etapas do projeto Social Tênis, em Itu (SP)

22 de novembro de 2022
Compartilhe esta notícia:

O Instituto Patrícia Medrado realizou no dia 10 de novembro o terceiro e último festival infantil previsto do projeto Social Tênis, no município de Itu, interior de São Paulo. Ao longo dos últimos nove meses, foram várias as ações de trabalho da iniciativa do IPM, que consistiu em um curso de capacitação para 17 professores da rede pública de ensino local, visando a introdução do tênis nas aulas de Educação Física e impactando cerca de 1.360 alunos de 7 a 14 de anos idade.

Mais do que isso, as 16 escolas contempladas pelo projeto também receberam um kit com todo o material pedagógico necessário para aplicação das atividades, como raquetes de plástico e encordoadas, bolas com pressão reduzida e mini redes. Os profissionais participantes do curso também ganharam um caderno com conteúdo teórico sobre os aspectos da modalidade.

As etapas

Inaugurado oficialmente no dia 15 de fevereiro de 2022, em cerimônia no auditório da Prefeitura de Itu, o projeto Social Tênis foi dividido em duas partes: o curso de capacitação e o atendimento a crianças e adolescentes por meio de festivais esportivos.

No evento de lançamento estiveram presentes o prefeito Guilherme Gazzola, os secretários Plínio Bernardi Junior (Educação) e Gilmar Dias Pereira (Esportes) e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lívia Maria de Sousa, além da diretora executiva do IPM, Patrícia Medrado.

A própria ex-tenista profissional foi quem se encarregou de comandar o curso, cuja carga foi de 16 horas, com atividades práticas e teóricas. Ao fim da fase de capacitação, uma nova cerimônia marcou a entrega dos certificados e kits pedagógicos, no dia 15 de março.

Na mesma data, foi realizado o primeiro de três festivais, que ocorreram posteriormente em 14 de julho de 10 de novembro. Cada evento teve a participação de 100 crianças e adolescentes. No último deles, marcaram presença o prefeito Guilherme Gazzola, os secretários Plinio Bernardi Jr. (Educação) e Gilmar Pereira (Esportes) e a representante da AB Colinas, patrocinadora da iniciativa, Amanda.

Projeto autossustentável

A concretização dessa segunda etapa, no entanto, não significa o fim do projeto. Isso porque a iniciativa foi criada para ter uma continuidade além das ações previstas pelo IPM, ou seja, os professores e escolas terão a partir de agora autonomia e material para darem sequência ao ensino do tênis nas aulas de Educação Física da forma como preferirem. O Instituto, por sua vez, continuará monitorando o desenvolvimento dos trabalhos e oferecendo assistência aos profissionais.

O projeto Social Tênis é uma realização do Instituto Patrícia Medrado, tem o patrocínio da AB Colinas, no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, e o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por intermédio de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação local.