Homenagem: Patrícia Medrado completa mais um ano de uma vida dedicada ao tênis

26 de novembro de 2018
Compartilhe esta notícia:

O que você quer ser quando crescer?

Toda criança tem um grande sonho. Muitas delas só descobrem o que fazer da vida já adultas. Outras, mais cedo. Patrícia Medrado foi uma delas, talvez sem querer. Mas aos 10 anos de idade conheceu a paixão da sua vida em sua primeira raquetada.

De lá para cá, foram inúmeros winners, aces e smashes em cada obstáculo enfrentado. Foram vários os títulos e vitórias sobre o saibro, a grama ou o piso sintético, mas o troféu maior de toda essa história são as amizades feitas, os sonhos realizados, a superação diária, o exemplo dado e o impacto que o esporte teve e ainda tem em sua vida.

Em 1966 tudo era ainda bem diferente. As televisões por aqui não tinham cores, o mundo se recuperava da segunda guerra, o Brasil era somente bicampeão mundial no futebol e o tênis sequer era um esporte profissionalizado.

Então por que diabos uma garotinha de Salvador iria justamente buscar nessa modalidade a grande razão para viver?

O que começou como uma simples brincadeira ao lado da tia Rose Summers, acabou se tornando uma grande história de sucesso. Das quadras de um pequeno clube na capital baiana para o mundo.

Foram 15 anos desafiadores. De vitórias e derrotas. Lutas e conquistas. Glórias e decepções. De triunfar num esporte estigmatizado pela elitização, por vezes machista, e pouco (para não dizer zero) difundido e apoiado no Brasil até os dias de hoje.

Medrado enfrentou tudo isso, foi resistência, liderou boicotes, derrotou grandes adversárias e foi uma das grandes atletas do seu tempo. Talvez viva hoje a injustiça de não ser conhecida por quem não teve o prazer de vê-la atuar. Daqueles que tiveram esse privilégio, todo reconhecimento é pouco.

Ela fez do esporte a sua vida. E com ele continua transformando a vida de milhares de crianças pelo país. Fez da sua brilhante história o sonho de muita gente que nem antes sonhava. Trouxe a esperança para uma juventude antes desacreditada. Faz, dia após dia, com muito trabalho, dedicação e amor, a diferença num mundo que precisa de mais Patrícias.

São 62 anos de vida, 52 deles dedicados ao tênis e 20 ajudando a quem mais precisa. Aos 10 anos de idade, quando tudo começou, será que ela poderia imaginar tudo isso?

Parabéns, Patrícia! Pelo aniversário, pela carreira, por suas conquistas e pelo grande papel que assumiu em nossa sociedade, levando o tênis para todos e, quem sabe um dia, popularizando essa modalidade que conduziu a sua vida desde pequena.