Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha oferece tratamento para alunos do IPM

29 de agosto de 2022
Compartilhe esta notícia:

Renomada instituição no campo da oftalmologia, a Fundação Dr. Rubem Cunha (Fundof) é a mais nova parceira do Instituto Patrícia Medrado, que foi contemplado pelo programa ‘Boa Visão Boa Educação’, que, desde 2009, cuida da saúde ocular de crianças e adolescentes em fase escolar.

O trabalho em conjunto entre as duas organizações foi iniciado em julho de 2022, quando os alunos do Projeto Paraty Tênis, iniciativa administrada pelo IPM na cidade do litoral do Rio de Janeiro, foram a São Paulo e participaram de uma ação especial na Arena Vitacon Centauro.

Durante a experiência esportiva, cultural e educacional, que contou ainda com uma vivência de Beach Tennis, os beneficiários do projeto fluminense foram atendidos pela equipe da Fundof, que ofereceu uma avaliação de acuidade visual gratuitamente para todos os participantes da excursão à capital paulista.

Dos 26 jovens avaliados, 20 apresentaram bons resultados, enquanto outros seis foram encaminhados para consultas e exames especializados. Essa segunda etapa do programa foi realizada em agosto na cidade de Ubatuba (SP), em parceria com o Hospital Fumagalli, sem nenhuma despesa.

A partir das consultas e da prescrição médica, as crianças e adolescentes escolheram as armações de óculos com as quais mais se adaptaram para a prática de atividades esportivas e educacionais. A Fundof, por sua vez, se encarregou de providenciar a produção das lentes e montagem dos óculos por meio de parcerias com óticas especializadas.

Para o coordenador da Fundação, Claudio Tieghi, a parceria com o IPM reforça a importância dos cuidados com a saúde dos olhos das crianças e adolescentes, não só para o bom desempenho escolar, como também para a prática de esportes.

“A pandemia de Covid-19 expôs os estudantes a uma carga horária acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o uso de telas de computadores e smartphones. Através do programa ‘Boa Visão Boa Educação’ tivemos a oportunidade de realizar testes de acuidade visual, ouvir as demandas, tirar dúvidas, orientar os estudantes e, claro, oferecer gratuitamente os óculos para aqueles que necessitavam”, explica.

Os próximos passos da parceria com o Instituto Patrícia Medrado visam o acompanhamento oftalmológico com alunos de outros núcleos de atendimento da organização dirigida pela ex-tenista profissional.

A Fundof

Fundada em 2004 na cidade de São Paulo, a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha tem como missão de proporcionar atendimento oftalmológico (diagnóstico precoce e tratamento clínico e cirúrgico) à faixa da população em estado de vulnerabilidade social.

Por meio de seus seis programas em andamento, a organização atingiu os seguintes números somente no ano de 2021: 2.567 consultas, 4.166 atendimentos, 1.599 exames, 672 óculos doados e 101 cirurgias.