Em visita a Roland Garros, Patrícia Medrado mostra os detalhes e a história do torneio

11 de junho de 2018
Compartilhe esta notícia:

Exatos 30 anos após a última de suas 11 participações na chave principal em Roland Garros, Patrícia Medrado esteve novamente em Paris para acompanhar o segundo Grand Slam da temporada do circuito mundial tênis, o único sobre o saibro.

Desta vez como espectadora, Medrado aproveitou a oportunidade para abordar um pouco da história do torneio, a cultura do tênis francês e a infraestrutura esportiva local. Por meio de vídeos em suas redes sociais, mostrou curiosidades e dados e até mesmo vivenciou um pouco dos costumes parisienses dentro de quadra. Como parte da proposta educacional do IPM, semanalmente enviou conteúdo para que os alunos do instituto e até mesmo os fãs da modalidade e seguidores de sua página pudessem entender um pouco mais sobre o contexto e os detalhes de um grande torneio.

Com isso, mais do que simplesmente falar sobre os jogos, trouxe à tona, por exemplo, a história de Roland Garros, um pioneiro da aviação francesa que dá nome ao torneio e que nunca teve a ver com a modalidade. Herói de uma nação, morto na Primeira Guerra Mundial, em 1918, foi o primeiro piloto a conseguir cruzar o Mediterrâneo sem paradas, em 1913. Em 2018, durante toda a competição, foi celebrado o centenário de sua morte.

Além disso, Patrícia esteve na Torre Eifel, principal cartão postal da cidade e um dos mais famosos do mundo inteiro, onde construíram, no entorno e embaixo dela, uma estrutura com painéis, estandes e uma quadra com atividades interativas para o público.

Antes de retornar ao Brasil, ainda mandou um recado para os brasileiros, mostrando que na França e em toda a Europa os costumes são realmente de primeiro mundo. Ao bater bola no clube Petit Jean Bouin, no bosque Bois de Bologne, gravou um vídeo arrumando a quadra ao fim do jogo, deixando-a pronta e com o saibro varrido e em perfeito estado para os próximos usuários. Uma prática que na visão deles é considerada normal e aqui, muitas vezes, vista como uma ação extraordinária.