Em São José dos Campos, IPM capacita 110 professores da rede pública de ensino

9 de novembro de 2018
Compartilhe esta notícia:

Terminou nesta quinta-feira (8) a fase de capacitação de professores do projeto “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional”. Realizada no município de São José dos Campos, interior de São Paulo, a iniciativa teve a participação de 110 profissionais atuantes na rede pública de ensino local, que poderão a partir de agora implantar a modalidade nas aulas de Educação Física.

Ministrado pela tenista Patrícia Medrado, o curso foi dividido em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, com um total de 16 horas de atividades, entre aulas práticas e teóricas. No último dia, os professores foram submetidos a uma avaliação escrita.

Cerimônia de encerramento

Sob as presenças da secretária municipal de Educação de São José dos Campos, Cristine de Angelis Pinto, do ex-jogador de futebol e agora coordenador de Esporte Educacional, Renato Santiago, e da tenista e diretora executiva do IPM, Patrícia Medrado, o evento de entrega dos certificados celebrou o fim da fase de capacitação do projeto. Além disso, todas as 47 escolas participantes foram contempladas com um kit completo com todo o material pedagógico para a execução do tênis nas aulas de Educação Física.

Para Paulo Cesar Leone, orientador de ensino da Secretaria de Educação de São José dos Campos, o curso foi excelente e trouxe o conhecimento necessário para a realização de ações que propiciem a aprendizagem do tênis. “Algo que também ficou bem notório nessa formação foi a questão transformadora, não só para o desenvolvimento do tênis, mas para o desenvolvimento das pessoas que vão praticá-lo”, completou.

Já o orientador de Educação Física Vinicius da Silva afirmou que a formação em tênis foi um marco para a rede pública local. “O curso mudou totalmente a nossa visão sobre o tênis ao quebrar paradigmas sobre a elitização da modalidade, que distanciava o esporte da escola. Nesse período nós desmitificamos isso e percebemos as infinitas possibilidades que o tênis oferece para se trabalhar com as crianças e adolescentes”, analisou.

Por fim, a professora Diana Ribeiro rasgou elogios à iniciativa e já pensa nas ações para o futuro. “Esse foi o meu primeiro contato com o tênis e não imaginava que seria tão maravilhoso. Foi um curso que abriu a nossa mente e trouxe novos conhecimentos sobre um mundo ‘desconhecido’. Com certeza a modalidade estará no meu planejamento para 2019”, revelou.

O projeto “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional” é uma realização do Instituto Patrícia Medrado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, gerida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), e tem os patrocínios da Vivara, Smart Fit e Trousseau.