Em Bauru, Instituto Patrícia Medrado e White Martins promovem o “Tênis na Educação Infantil”

27 de julho de 2018
Compartilhe esta notícia:

Dois anos após realizarem juntos o projeto “Tênis Cidadão” para a capacitação de professores e fomento da modalidade nas escolas públicas de Bauru, o Instituto Patrícia Medrado e a White Martins estão de volta ao município do interior paulista para mais um trabalho de iniciação ao esporte.

O “Tênis na Educação Infantil” é o segundo trabalho do IPM em parceria com a empresa que atua no ramo de gases industriais, agora ressaltando a importância de promover a introdução do indivíduo ao tênis desde cedo. Para isso, o projeto foi dividido em duas partes, realizadas em dois dias.

No primeiro, na quinta-feira (26), sob o comando da tenista Patrícia Medrado, um curso de capacitação para 20 professores da rede pública municipal de educação infantil, realizado na EMEF Thereza Tarzia – Irmã Rosamaria Tarzia. Por meio de jogos lúdicos adaptados ao tênis e uma filosofia baseada no esporte educacional, a diretora executiva do IPM utilizou todo o seu conhecimento e experiência no circuito mundial para ensinar as bases de um esporte pouco difundido no Brasil.

Já no segundo e último dia, na sexta-feira (27), foi realizado um festival esportivo para cerca de 35 crianças de 4 a 5 anos de idade, na EMEII Luzia Maria Daibem Ferraz de Arruda, com o intuito de oferecer o primeiro contato delas com o tênis e ainda oportunizar aos professores a primeira chance de colocar em prática o conteúdo aplicado no curso, com a supervisão da equipe do instituto.

Vale lembrar ainda que um kit com todo o material pedagógico, como raquetes plásticas e bolas de baixa pressão foi doado para cada escola contemplada e representada pelo professor participante.

Segundo Patrícia Medrado, a iniciativa é o primeiro passo para que o tênis se popularize em Bauru e mais praticantes surjam. “O curso traz novos elementos para que os professores da rede infantil enriqueçam as suas aulas e as crianças ampliem o repertório motor, além de se familiarizarem com a modalidade desde cedo”, avaliou.

Já para a professora Luciane Ubeda, da EMEI Valéria de Oliveira Asenjo, o projeto vai ao encontro do que os profissionais da área anseiam: a inclusão de todas as crianças nas mais diversas modalidades esportivas. “Eu, como professora de educação infantil há 20 anos, estou encantada em ver tantas possibilidades com um conteúdo tão didático e tão gostoso de colocar em prática. Tenho certeza que as crianças vão ficar entusiasmadas”, afirmou.

Renata Rafael, única professora do grupo formada em Educação Física, salientou ainda a importância do curso para a formação profissional dos participantes. “O curso foi excelente. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o tênis, uma modalidade que não foi abordada durante toda a minha faculdade e que se mostrou muito importante e interessante para trabalharmos com as crianças menores”, revelou a representante EMEI Abigail Flora Horta.