Atleta paralímpico, Renato Leite realiza palestra para alunos do IPM

18 de setembro de 2019
Compartilhe esta notícia:

No dia 22 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e para celebrar a data o Instituto Patrícia Medrado recebeu nesta quarta-feira (18) o líbero da seleção brasileira de vôlei sentado, Renato Leite, em mais uma ação social por meio do esporte. Tetracampeão parapan-americano, medalhista de prata no mundial da modalidade e eleito o melhor jogador do planeta em sua posição, ele contou toda a sua trajetória de vida e como o esporte foi capaz de transformar seus sonhos em realidade.

Quando garoto, Renato queria ser jogador de futebol, sonho que foi interrompido quando sofreu um acidente de motocicleta e precisou amputar parte de sua perna direita. Sem jamais perder as forças e a esperança viu no vôlei sentado a chance de manter a chama acesa e de triunfar no esporte paralímpico. Motivado, passou por cima de todo os obstáculos, treinou duro e se tornou referência na modalidade.

Hoje multicampeão, o atleta deu uma verdadeira aula de vida, superação, gratidão e força de vontade para dezenas de jovens que sonham, como ele, em obter sucesso na carreira esportiva. Mais do que falar de resultados em quadra, também ressaltou a importância dos estudos e falou sobre o mercado de trabalho e educação financeira. “Foi uma satisfação poder passar a manhã com essas crianças, compartilhar um pouquinho da minha história e deixar uma mensagem de positivismo, perseverança e disciplina. Todos aqui são privilegiados por participarem de um instituto que desenvolve o esporte e a cidadania, nesse que é um segmento que abre muitas oportunidades e com certeza trará muitos benefícios na vida delas”, afirmou.

Depois de conversar com os jovens e responder a perguntas, Renato Leite promoveu uma vivência de vôlei sentado, mostrando na prática algumas particularidades da modalidade. “A visita do Renato foi ótima, uma história de superação e perseverança super motivadora que nos mostrou que, independente das dificuldades, podemos conquistar nossos objetivos se tivermos foco e força de vontade. A experiência de jogar vôlei sentado foi muito legal e divertida. Pareceu ser um esporte complicado, mas muito bom de praticar”, relatou a aluna Nycolle Borges, de 15 anos.