Alunos do Campo Limpo visitam Museu do Futebol

16 de agosto de 2019
Compartilhe esta notícia:

Não é só de tênis que vive a garotada do Instituto Patrícia Medrado. Como parte de uma programação multicultural preparada para promover a inclusão social desses jovens, o IPM realizou na última sexta-feira (16) uma excursão ao Estádio do Pacaembu, onde a turma visitou o Museu do Futebol e fez um tour por um dos principais palcos do futebol brasileiro.

O passeio contou com a presença de 40 crianças e adolescentes, dos quais grande parte jamais havia entrado num estádio. No museu, conheceram detalhes da história da modalidade mais popular do país por meio de exposições, algumas delas interativas, e participaram de uma vivência de chute a gol com velocímetro e jogos de pebolim.

Na segunda parte da excursão, eles foram ao campo e às arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, acompanhados por um guia que contou algumas curiosidades e histórias do local.

“Gosto muito de futebol e foi minha primeira vez conhecendo tanto um estádio quanto o museu. O passeio superou minhas expectativas, pois eu não imaginava que ia ser tão cheio de novos conhecimentos como foi, e ainda pude ver o estádio de pertinho, ver réplicas das taças, ver a história do Brasil no futebol. O mais legal foi a exposição das mulheres no futebol, que antigamente era um tabu. Foi realmente muito emocionante e de muito aprendizado”, relatou a aluna Gabriela Queiroz, de 14 anos.

A excursão ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, foi mais uma ação social por meio do esporte que visa complementar a grade de atividades dos projetos do Instituto Patrícia Medrado. Além da programação esportiva, que tem como objetivo promover a inclusão social através do tênis, é feito também um trabalho socioeducacional que permite aos jovens vivenciarem novas experiências, discutirem sobre temas cotidianos relevantes e desenvolverem habilidades como autonomia, solidariedade, espírito de equipe, inclusão e fair play.