Palestras, debates e conscientização: as ações do IPM no Outubro Rosa

1 de novembro de 2018
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Outubro é o mês oficial do combate e prevenção ao câncer de mama e colo do útero mundialmente. Apoiador da campanha, o Instituto Patrícia Medrado preparou ao longo dos últimos 31 dias uma programação intensa nas suas unidades de atendimento para sensibilizar e conscientizar alunos, pais e toda a comunidade no entorno a respeito dessa causa.

Palestra

A principal atividade do mês aconteceu na unidade CEU Casa Blanca, no dia 31, com a visita da oncologista Andrea Shimada, do Hospital Sírio Libanês, que falou para mais de 70 pessoas, entre alunos, familiares, professores e convidados, sobre os principais procedimentos de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Shimada destacou pontos como a necessidade de a mulher conhecer seu próprio corpo e atentar-se a qualquer mudança como um sinal de alerta para a procura médica. Ela ainda enfatizou a importância da mamografia a partir dos 40 anos de idade.

O evento atraiu diversos atores da comunidade, como membros da gestão e coordenadores de esporte e cultura do CEU Casa Blanca, unidades de ensino da região como as CEIs Nova Aurora e Bom Conselho e as ONGs Arco e Ação Geral (Jd. Mitsutami).

Zuleide Risso, supervisora escolar da unidade do CEU, também esteve presente e aprovou a ação do IPM em promover o debate sobre um tema tão relevante. “A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama, então a palestra foi de grande importância para ajudar o público a entender melhor essa doença e como se prevenir”, comentou.

Ao final do evento houve tempo ainda para um sorteio de brindes. O destaque ficou para os jovens Andrei Rian e Lucas José, alunos do projeto do Instituto Patrícia Medrado, que foram premiados com uma raquete cada pela melhora no desempenho escolar nos últimos meses.

Rodas de conversa

O Outubro Rosa foi também colocado em pauta nos debates semanais com os alunos. Com isso, foi possível conscientizar meninos e meninas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, com uma abordagem específica para cada faixa etária. Com os alunos menores, o assunto foi introduzido de forma lúdica, explicando desde os motivos para a escolha da cor rosa e seu significado para a campanha até as causas e riscos da doença. Para os mais velhos foram citados os fatores de risco, as formas de propagação, dados estatísticos sobre novos diagnósticos do câncer de mama por ano e como se prevenir.

Ainda durante as rodas de conversa, foi combinado de que toda quarta-feira as crianças deveriam comparecer com alguma peça rosa na vestimenta. Nesses mesmos dias os jovens produziram trabalhos manuais, como desenhos, e participaram de um quiz sobre o tema.